quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Litter training

Muitos donos têm dificuldades em saber como ensinar o coelho a fazer as necessidade num único sítio (usar um WC). Os coelhos costumam aceitar bem este treino, embora seja requerida alguma flexibilidade. Os coelhos têm a tendência natural para escolher uma ou mais áreas para fazer as necessidades e isso pode ser utilizado pelo dono como uma vantagem no treino. Contudo, lembre-se que o treino não é infalível e que o mesmo tipo de treino pode não resultar em dois coelhos iguais. Além disso, chegando à maturidade os coelhos terão a tendência de marcar território esquecendo-se por vezes de tudo o que lhes foi ensinado. O treino abordado costuma resultar na maioria dos coelhos e, apesar de ser mais fácil treinar um coelho novo, não desista à partida se adquirir um coelho já adulto, pois não é impossível.

Fundo de gaiola e WC 
Antes do treino começar, precisa de escolher qual o melhor litter. Dado que o seu coelho certamente irá gostar de se deitar no WC é necessário um material absorvente e seguro, e uma vez que a urina dos coelhos tem um cheiro bastante forte, o mais aconselhável será um material que absorva o odor também.
Assim sendo, algumas opções normalmente tomadas pelos donos estão postas de lado:

  • O jornal: não é considerado um bom fundo de gaiola nem de WC, pois apresenta tintas que são prejudiciais á saúde dos coelhos assim como não absorve adequadamente o xixi e ao final do dia apresenta um cheiro intenso. Este produto é desaconselhado por veterinários (além de não absorver o cheiro também é tóxico se ingerido) 

  • Feno/Serrim: O feno sendo considerado o alimento principal na alimentação do coelho, não é um bom fundo de wc ou gaiola pois o coelho acabará por comer onde efectuou as necessidades assim como não é um bom absorvente e foi desaconselhado por veterinários. O serrim tal como o feno não é um bom absorvente nem disfarça os cheiros, ainda pode ficar agarrado ao pêlo especialmente os coelhos de pêlo comprido.
                            


  • As aparas: elas não absorvem muito bem o cheiro, além de se pegarem constantemente ao pêlo, tornando-se difíceis de remover. Não é a melhor opção, apesar de provavelmente o cheiro agradável a maçã ou limão lhe atrair a atenção (agora imagine esse cheiro misturado com o da urina).


  • A areia: embora seja um ótimo absorvente tem um grande contra o pó que vem misturado na areia este é um produto que lentamente vai prejudicando o seu coelho. Este a longo prazo faz com que os coelhos tenham problemas respiratórios podendo estes levar a sua morte. 


  • O melhor tipo de litter é : 
  • Rolos prensados: É um litter orgânico que não apresenta qualquer perigo para o Coelho. Este litter tem a particularidade de quando em contacto com o xixi, os rolos desfazem-se. Este produto não provoca cheiros nem pó. O único senão é que o preço poderia ser mais atractivo e são fáceis de remover.


Tipo de WC
Para utilizar como WC tem algumas opções. Pode adquirir um recipiente próprio para coelhos, que normalmente terão uma zona mais baixa por onde o coelho entra e o resto das paredes altas. Dentro destes poderá escolher entre os WC de canto e os normais, tendo sempre em conta que o coelho deverá caber por inteiro lá dentro, mesmo em adulto.
Contudo, se não quiser gastar dinheiro para adquirir esse produto, poderá sempre optar por usar uma caixa de plástico, atentando sempre à altura e área da mesma.

                     
                                                 


O treino passo a passo
Primeiro ponto: paciência e supervisão. Se um coelho estiver autorizado a urinar e defecar onde quiser no início, será muito mais difícil treiná-lo.
A primeira coisa a fazer é mantê-lo na gaiola/cerca de modo a que o sítio escolhido por ele para fazer as necessidades seja nessa área a não fora. Assim que detectar o local escolhido, deve colocar lá o WC já com litter. O coelho tanto pode começar a usar o WC como optar por outro sítio. Se o último for o caso do seu coelho, então deve mudar o WC para a nova zona escolhida.

Assim que o seu coelho começar a usar o WC, pode permitir a sua circulação numa zona mais alargada, mas ainda assim limitada. O coelho deverá ter acesso ao WC sempre e se qualquer restrição. Observe se o seu coelho demonstra sinais de ir urinar ou defecar (colocar-se um pouco para trás, encolhido e levantar ligeiramente a cauda), pois se os demonstrar deverá colocá-lo imediatamente no WC. Contudo, se ele usar o WC deverá recompensá-lo com algo de que ele goste. Se notar que existe uma área em particular fora da gaiola onde tende a defecar ou urinar, considere pôr um WC também aí.

Ainda assim, irão acontecer acidentes e tem de estar preparado para isso. Se já não der tempo de o colocar no WC, coloque-o "de castigo" fechado na gaiola durante algum tempo, pois eventualmente ele irá associar o castigo ao que fez. Não vale a pena gritar com o coelho, embora nalguns casos um "NÃO" firme possa obter alguns resultados. Quanto à área onde ele fez as necessidades, limpe com água e vinagre, pois os coelhos não gostam do cheiro e evitará acidentes repetidos (nunca use lixívia (água sanitária), pois os coelhos gostam do cheiro e serão atraídos para lá). Se os acidentes forem muito frequentes, pode sempre colocar o seu coelho no WC a cada dez minutos.

O processo parece penoso, mas poderá obter recompensas dele (como por exemplo não ter de andar a esfregar constantemente o chão). Se notar que o seu coelho tem tendência a esquecer-se do treino sempre que lava o WC, experimente passá-lo apenas por água em vez de o lavar com os produtos habituais. Se usar um bom litter o WC apresentará apenas o cheiro suficiente para o coelho se associar, não enchendo a divisão.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Coelhos - Corte de unha

As unhas do coelho podem ser cortadas, mas é preciso cuidado, pois existem duas áreas que dividem a unha do coelho, a zona esbranquiçada e a zona de capilares, mais avermelhada. É fácil fazer essa distinção colocando a patinha contra a luz. 
Deve-se respeitar a zona de capilares para que não haja sangramento e cortar na zona esbranquiçada, de acordo com a forma da unha, corte inclinado. A primeira vez recomenda-se que um profissional faça isso, e depois que aprender você pode fazer com tranquilidade.