segunda-feira, 16 de julho de 2012

Urina dos Coelhos

A Urina dos coelhos é a via de excrecão de cálcio e fósforo.
A cor normal da urina do coelho é geralmente amarelo pálido , mas quando exposto à atmosfera, os compostos presentes na urina podem oxidar a um marrom escuro, amarelo, alaranjado, vermelho uniforme ou mais escuro. Isto não é incomum, e portanto não é necessariamente um sinal de um problema de saúde. O sangue na urina, a menos que seja uma hemorragia no útero ou um problema muito sério, não é prontamente visível a olho nú.

Causas de urina vermelha (Normal)
* Pigmentos vegetais: Em coelhos saudáveis, a cor vermelha da urina pode ser devido a porfirinas e pigmentos de outras plantas que não foram todos identificados. Às vezes, as dietas com grandes quantidades de plantas ricas em beta-caroteno , como cenoura e espinafre, pode causar a descoloração avermelhada. A ingestão de agulhas de pinheiro ou de peles resulta em urina vermelha também.
A descoloração é imprevisível: dois coelhos podem estar com uma dieta idêntica, e um pode ter uma urina vermelha, e o outro não. Geralmente, as alterações na cor da urina causadas por dieta são intermitentes e duram apenas 2 à 3 dias.

* Antibióticos: A administração de alguns antibióticos podem aumentar os níveis de pigmentos na urina.

* Stress: Alguns sugeriram que o estresse ou mesmo uma mudança de estação pode resultar na urina descoloração avermelhada em alguns coelhos.

* Desidratação: A desidratação irá concentrar a urina, fazendo-a tornar-se de cor mais escura e intensificando qualquer pigmentação que está presente.

Como saber se é SANGUE ou apenas urina vermelha??
Você deve fazer um teste: coloque um papel branco debaixo da gaiola, e observe
a urina fresca, se for sangue, o vermelho é forte e opaco desde o primeiro momento. Quando são pigmentos vegetais, a princípio é amarelo quase fluorescente, e em minutos por oxidacão, se transforma em laranja .
A consistência da urina pode ser de líquida a cremosa em funcão de:
-O tempo que ele esteve sem urinar.
-Excrecão de Calcio pela urina. 
                                 
Se a coloração vermelha é devido a hematúria (presença de sangue na urina), é um sinal de doença no trato urinário, tais como:

  • Infecção nos rins ou na bexiga
  • Pedras nos rins ou na bexiga
  • Câncer de rim ou de bexiga
  • Pólipos na bexiga
  • Sangue nas secreções do útero ou da vagina normalmente aparecem como uma secreção sanguinolenta na vulva, ou como várias gotas de sangue antes ou após a micção. Se o coelho não é visto para urinar, o sangue pode parecer ser uniformemente misturado na urina encontrada na gaiola.
Secreções do trato reprodutivo que pode causar urina vermelha em fêmeas não castradas pode ser devido a:

  • A hiperplasia endometrial (espessamento da parede do útero)
  • Infecção uterina
  • Câncer de útero
  • Uterinas pólipos
  • Aborto
  • Bilirrubina e urobilinogênio: Em casos muito raros, a descoloração da urina pode ser devido à presença de produtos químicos chamados bilirrubina e urobilinogênio. Os níveis aumentados de bilirrubina e urobilinogênio podem ser encontrados no sangue e na urina se o coelho tem doença do fígado ou suas células sanguíneas estão a ser destruída.

Leve a veterinário para ele fazer um diagnóstico
Um veterinário pode testar a urina rapidamente para determinar se a descoloração da urina é devido ao sangue, bilirrubina, urobilinogênio ou se um destes é encontrado, um diagnóstico completo é necessário.
Uma boa história clínica, incluindo hábitos urinários é muito importante. Se o animal tenha feito força para urinar, tentando urinar com mais freqüência, ou urinar pequenas quantidades (às vezes algumas apenas gotas) de cada vez, um problema de bexiga é provável. A condição pode ser muito grave em coelhos que estão "bloqueados" (tem uma obstrução do trato urinário, como com uma pedra na bexiga, e são incapazes de urinar).
Vários testes de sangue e na urina, incluindo uma cultura e sensibilidade pode ser utilizado para confirmar o diagnóstico. Ultra-sonografia e radiografia (raios-x) pode também ser útil na determinação da causa.

Tratamento
Se a descoloração da urina é devido aos pigmentos alimentares, não é necessário tratamento.
Se houver uma obstrução, o coelho pode precisar de ser sedado ou anestesiado enquanto a obstrução é removida.
Coelhos desidratados terão de receber fluidos por via intravenosa (IV) ou subcutânea (SQ). Dependendo do diagnóstico, o tratamento pode incluir cirurgia, antibióticos ou outros medicamentos.

Resumo
Urina descolorida deve ser sempre vista pelo seu veterinário. Se o seu coelho não está mostrando todas as alterações em comer, urinar, ou outro comportamento, você pode simplesmente ter de levar uma amostra de urina para ser testada.
Para obter uma amostra de urina, seu coelho tem que urinar em uma caixa de areia limpa, vazia. Coletar a urina com uma seringa, e guarde-a em um recipiente limpo e coberto na geladeira por até 8 horas. Às vezes é difícil obter uma amostra limpa de urina de um coelho dessa maneira, então você pode precisar de levar o seu coelho ao veterinário, que pode coletar a amostra. Uma amostra de que é menor que ½ colher de chá em volume, contaminado com fezes, ou não armazenado corretamente pode causar resultados incorretos.

Se o seu coelho está se esforçando para urinar, sua bexiga pode estar bloqueada, e deve ser visto por um veterinário imediatamente.

14 comentários:

  1. Respondi lá que você tinha que ler este post :)

    ResponderExcluir
  2. muito bom em me ensinou muito a cuidar do meu coelho

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma grande dúvida, criei um viveiro onde tenho passaros e coelhos, minha mãe quis criar perto dos coelhos uma estufa para ter várias flores.

    Ela diz que elas não estão a se desenvolver e que tem a certeza que é devido à acidez da urina dos coelhos, poderá ser realmente a razão ou não faz mal algum ter coelhos perto da estufa, e que podem urinar à vontade.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Olá peguei meu coelho a 3 dias ele é novinho e só comeu ração no primeiro dia só que ele urinou e depois de alguns segundos foi ficando laranjado :( Estou preocupada se puder me ajudar me dizendo o que é isso por favor me fale (: Agora estou dando cenoura ração e água ... espero que não seja nada demais (: beijos

    ResponderExcluir
  5. ola
    todos os dias pego meu coelho e observo na parte genital dele e vejo que envolta nos pelinhos , fica meio avermelhado gostaria que vc medisece se tem algo a ver com os problemas acima

    ResponderExcluir
  6. Olá, meu coelho é filhote e me passaram a informação que teria que dar 30% da alimentação com ração (misturo a Fabby Banny com uma do pacote roxo) e 70% de vegetais, e costumo dar bastante couve (Ele ama!!!) e noto que toda vez que ele come mais couve, o xixi dele sai mais escuro... Há 2 dias tenho colocado folhas e talos de couve e um pedaço de cenoura (Ele não gosta mto de cenoura) e hj o xixi dele esta bem forte, estou preocupada, mas pelo que li aqui é normal, posso me tranquilizar??? Que alimentos mais posso dar a ele?! Obrigada... Bjs

    ResponderExcluir
  7. minha coelha esta com 50 dias e meu amigo me deu um macho tem algum perigo ?

    ResponderExcluir
  8. muito legal estes post ajudao muito a nos cuidar de nossos coelhos

    ResponderExcluir
  9. Tenho uma coelha novinha e desde de que comprei ela observei que ela solta um liquido (acho que é xixi) só que é branco, o que é?

    ResponderExcluir
  10. Acho que minha coelha está prenha, por isso eu a mudei de gaiola, mais ela não está fazendo xixi .
    Isso tem haver com a mudança de gaiola ou a gravidez dela?

    ResponderExcluir