sexta-feira, 20 de julho de 2012

Seu coelho(a) começou a ficar agressivo(a)? Saiba sobre o Cio

O primeiro cio.
A fêmea com 4 meses e o macho com 5 meses, começam a estar sexualmente maduros.

Mudanças de comportamento.
Tornam-se mais agressivos na altura do cio, principalmente as fêmeas, nos machos, além de mais ariscos (mas menos do que as fêmeas).

Os machos começam marcar com urina, e às vezes com as fezes, o local em que habitam.
Nas fêmeas a marcação com urina é mais rara. Elas costumam esfregar seus queixos nas pessoas e em móveis para deixar seu “cheiro”.
 

Isso tudo é devido alteração hormonal que sua coelhinha passou após o primeiro cio.
A castração pode sim ser uma solução para o problema comportamental de sua coelha, e é recomendada quando não se tem pretensão de criação.

Com que idade os coelhos podem ser castrados?
Mais ou menos na idade em que o coelho atinge a idade de maturidade sexual.

Quantos dias a coelha fica no cio?
Cio mesmo de coelhas que seria aquele dura apenas 3 dias não mais que isso. Mas coelhas se reproduzem com tanta frequência pois elas possuem o que chamamos de cio induzido, se existe a presença do macho ela vai ovular e pode se reproduzir naquele momento mesmo. Por isso não precisa necessariamente estar nesses 2, 3 dias férteis do mês, qualquer momento com a presença do macho podem procriar.



Curiosidades

  • as coelhas estão em cio permanente, pelo que podem procriar a qualquer altura.
  • não existem sinais que provem com toda a certeza que a coelha está mais receptiva (contudo a vulva vermelha-arroxeada e inchada e o levantamento dos quadris podem ser bons indicadores)
  • as coelhas não devem estar juntas com machos a não ser quando estão ambos castrados/esterilizados ou no momento da cópula planeada
  • um coelho castrado ou uma fêmea podem induzir gravidez psicológica na coelha (ver post sobre os riscos da gravidez psicológica)
  • uma coelha pode voltar a emprenhar imediatamente a seguir ao parto, embora só o deva fazer após seis meses para que possa
  • a ovulação é induzida após a cópula.

Reprodução dos Coelhos:

33 comentários:

  1. o meu coelho começou a demonstrar todos os sinais descritos acima, isso significa q está na hora de castrá-lo?

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, sabem de alguma fêmea que precise de acasalar??
    É que tenho um coelho e eu não queria castra-lo... Mas assim dá em doido ! :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu comprei 2 coelhos pensando q era um casal e agora sei q são dois machos.mas tambem quero coloca para acasalar mais presiso de femeas

      Excluir
    2. Tenho uma mini coelho laion femea de 7 mes e acho que ela que acasalar prq fica se esfregando nos moves.Estou preocurando um mini coelho macho para ela moro em sao jose dos campos

      Excluir
    3. eu tenho uma femea e deixava acasalar se eles usarem preservativo...

      Excluir
  3. o meu tem no maximo 3 meses eu comprei um outro de menos de 1 mês e eles brigaram , a parte genital deles são iguais eles brigam porque é do mesmo sexo ou porque nao gostam um do outro ?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dois machos vão brigar pelo mesmo território a ponto de um castrar o outro as brigas são muito violentas, duas fêmeas também pode se estranhar, mesmo que tenham se desenvolvidas juntas, uma delas entrando no cio vai incomodar a outra, e o casal juntos se o macho for muito viril (ativo) ele só vai querer cruzar se esquecendo até de se alimentar.

      Excluir
  4. ola tenho 2 coelhas uma de 9 e outra de 8 meses , elas vivem em um viveiro de terra , vou compra um macho mas eu tenho algumas duvidas , elas vivem jutas deste pequenas sera que uma come a ninhada da outra , e pelo fato de ser sua primeira vez sera que ela vai fazer buraco ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim ja que é da natureza deles fazer uma toca para dar cria,mas se você colocar elas em uma toca separada,sem terra...você pode colocar uma caixa com palha .elas tiram o pelo do peitoral para manter os filhotes aquecidos.e tambem nao se prelcupe na amamentaçao..ela só vai amamentar quando estiver de noite,quando nao tiver ninguem por perto

      Excluir
  5. muito bom, adorei!!!!

    ResponderExcluir
  6. A minha coelha teve filhotes, porém todos morreram x.x'
    Eu havia separado o macho quando ela criou, porém, agora, como todos morreram, coloquei-a de novo com o macho. Tem problema? PS: ele está tentando 'acasalar' com ela já de novo

    ResponderExcluir
  7. Meu coelho fica pendurado nas minhas pernas,já fazem 5 dias!
    Alguém pode me ajudar o que devo fazer?
    Será que esta vontade dele vai passa? Jà pensou ele fica assim direto..afff..rs

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde, tenho um casal de coelhos, mandei castrar o macho, mas ele continua sempre a querer cobrir a fémea a toda a hora, será normal. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estava com a mesma dúvida. Castrei o meu faz trinta dias e assim que chegou perto da namorada dele ele tentou cruzar. Tirei rapidamente, pois já me deram doze filhotes fora os que morreram.

      Segundo a veterinária devo deixá-lo separado de quarenta dias a um mês e meio para que os espermatozóide que estavam no canal morram.

      Ele poderá até cruzar mas com o tempo os hormônios cairão e ele vai ficar mais tranquilo.

      Excluir
  9. quando comprei meu coelho o vendedor falou que era 2 machos mas ontem vi um metendo no outro o que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compra uma camisa do cruzeiro pro de baixo...

      Excluir
  10. meu coelho sempre foi estressado oque eu faço

    ResponderExcluir
  11. Germano Porto Alegre-RS29 de novembro de 2013 10:40

    Bom dia Josiane, minha coelha sempre foi carinhosa comigo, vem me lamber os pés, faz voltas entre minhas pernas e tal, mas nos ultimos dias começou a me arranhar os pés e se afasto ela quer me morder, o que você acha?

    ResponderExcluir
  12. Oi, minha coelha de uns dias pra cá, ela está com 6 meses, anda atacando minha mãe e meu pai, que são quem realmente criam ela, repentinamente, queria saber o que posso fazer pra que ela pare de fazer isso e fique mais calma

    ResponderExcluir
  13. Meu coelho de 7 meses foi castrado,agora parecee que ficou pior, fica a querer acasalar com a minha mão cada vez que a vê, wd esta solta faz círculos em mim e atira me urina. Não posso fazer nada com ele pq esta sempre a fazer xixi em mim. A castração já foi em finais de novembro.....as vezes esta no parque dele e ouço ele a zumbir, vou a ver tem a pilinha para fora....que faco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sabe o seu coelho não foi castrado e sim mexeram no sistema urinário dele para ele ter ainda esse tipo de atitude,algo esta errado.

      Excluir
    2. Alguem sabe sobre um mini coelho macho prq tenho uma femea de7 meses e ela ta no cio.Agradeso se poderem me ajudar

      Excluir
    3. Tenho um mini coelho da raça Lion, ele esta procurando uma namoradinha :)

      Excluir
  14. ola, eu sou a Luana Josiane você conhece bastante sobre coelhos ou você e veterinária?

    ResponderExcluir
  15. minha coelha esta mordendo e arrastando panos isso pode ser oque?

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde no cio tem secreção como os demais animais?

    ResponderExcluir
  17. meu coelho depois do cio não quer comer mais isso é normal?

    ResponderExcluir
  18. Olá eu vou receber um mini lop femia bebé, e a minha melhor amiga tem machos e tenho medo que eles façao apartir de algum tempo filhotes pois eu vejoa todos os dias

    ResponderExcluir
  19. quantos filhotes dá no mínimo em cada ninhada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha coelha teve 7 vivos e acho que três morreram na primeira gestaçao, depois 9 na segunda onde todos morreram e na terceira gravidez foram seis vivos e alguns mortos.
      Estou com 15 coelhos incluindo o pai e a mãe.
      Eles me dão um cansaço, pois separo 5 machinhos, e deixo em outra casa a mamãe, o papai castrado junto com as oito filhas e apesar do trabalho que tenho, amo todos!

      Excluir
  20. Tenho uma coelha que ganhei a pouco tempo quanto coloco ela junto com o coelho eles brigam porque acontece isso?

    ResponderExcluir