sexta-feira, 13 de julho de 2012

Patinha com pus? Abscesso.

Verifique: 
Se tiver alguma parte do corpo do seu coelho que apresentar pus pode ser um abscesso. É mais comum dar nas patinhas.
O que é:
Talvez o problema mais comuns dos coelhos sejam abscessos cheios de pus espesso, causado por uma bactéria chamada Pasteurella.
Em coelhos de estimação, os abscessos são às vezes relatados como conseqüência de odontopatias, mas o abscesso parece não ser doloroso e o animal pode comer bem e não ter depressão.
É muito comum em coelhos abcessos cutâneos causados pela bactéria Pasteurella multocida. Ela pode causar infecções generalizadas com pneumonia, otite, metrite e septicemia (infecção geral)
Portanto, se não for tratada corretamente, pode evoluir e vir a causar a morte do coelho.

Tratamento:
É preciso drenar e lavar o abcesso com água oxigenada (ou soro fisiológico) e solução de iodo-povidine uma a 2 vezes ao dia e deve ser aplicado antibiótico por via
intramuscular ou até mesmo levar em um veterinário e dar uma injeção que vale por 15 dias, dependendo do caso uma injeção já basta nem é preciso dar a segunda dose.
C
usto da vacina em média: R$ 15,00


OBS:
A minha coelha veio mancando da agropecuário onde comprei, pensávamos que era patinha machucada ou quebrada, até que começou a sair um pus. 
Logo passei soro fisiológico enfaixei com micropore e coloquei uma gase, mas como só a gase ia colar então fiz uma pasta de mel com farinha que ajuda a puxar o pus para fora.
No outro dia levei ela no veterinário, vocês não tem noção de quanto pus saiu da patinha dela, ele deu uma vacina de R$15,00 que vale por 15 dias, caso não melhorasse teria de dar a segunda dose, mas não foi necessário.
Antes disso tinha levado ela em outro veterinário mas como ele não era especializado (o que é difícil de encontrar) em animais silvestre, só me assustou.
Disse que eu teria de dar 10 vacinas por 10 dias o valor era de R$15,00 reais cada (no total R$ 250,00) e ainda disse que não é uma doença comum em coelhos e que a cura é difícil, que na verdade é pura mentira e mandou eu ir trocar na agropecuária que eu peguei.
Então não se apavore se algum veterinário dizer isso para você, a minha coelha está melhor impossível.
O tratamento foi simples, só tive que ficar de olho para ver se ela não mordia o machucado por que teve que ficar aberto, mas isso não aconteceu.

Nesta foto, ela já tinha tomado a vacina mas, ainda estava no período dos 15 dias, agora já está tudo coberto com pelo novamente.


Outras doenças comuns:
http://tudodecoelhos.blogspot.com.br/2012/07/problemas-mais-frequentes-saude.html


Perigo Diarreia: 
http://tudodecoelhos.blogspot.com.br/2012/06/diarreia-em-coelhos-e-comum-em-coelhos.html

.

6 comentários:

  1. Oi a minha coelha esta com esse problema e esta nas duas patas inteiras dianteiras por favor qual o nome da vacina? e tenho outro coelho que fica no mesmo local que ela essa doença é transmissível?
    obrigado desde já.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, os abscessos dos coelhos são diferentes ,estes são compostos por bolssas de puz . Para tratamento adequado do mesmo esta bolssa deve ser retirada través de uma pequena cirurgia.As bolssas ao serem drenadas voltam a encher.
    Para alem da bactéria chamada Pasteurella , existe outras que podem provocar este tipo de patologia, sendo sempre necessário uma recolha do puz estéril ,de modo a saber exactamente qual é e o antibiótico adquado a mesma.

    ResponderExcluir
  3. ola tenho uma nenezinha eu drenei e limpei a patinha mas meu receio e que ela morra voce sabe qual o remedio que devo dar ?obrigada

    ResponderExcluir
  4. Por favor, já estou em tratamento com minha coelha há 2 anos por causa dessa infecção nas patas dianteiras.Já fiz vários tratamentos e três cirurgias de ter que retirar dois dedos da sua pata. Você pode me dizer qual é está vacina que você deu e sarou a infecção, pois já não sei mais o que fazer. Ela está sofrendo muito !!!!
    Obrigada desde já !
    Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu e-mail para resposta é marciasiqueira.02@gmail.com

      Excluir
  5. tenho um coelho macho ele esta com a pata inchada com pus alguem poderia me dizer o nome dessa vacina ele ta tao tristinho...

    ResponderExcluir