segunda-feira, 16 de julho de 2012

Urina dos Coelhos

A Urina dos coelhos é a via de excrecão de cálcio e fósforo.
A cor normal da urina do coelho é geralmente amarelo pálido , mas quando exposto à atmosfera, os compostos presentes na urina podem oxidar a um marrom escuro, amarelo, alaranjado, vermelho uniforme ou mais escuro. Isto não é incomum, e portanto não é necessariamente um sinal de um problema de saúde. O sangue na urina, a menos que seja uma hemorragia no útero ou um problema muito sério, não é prontamente visível a olho nú.

Causas de urina vermelha (Normal)
* Pigmentos vegetais: Em coelhos saudáveis, a cor vermelha da urina pode ser devido a porfirinas e pigmentos de outras plantas que não foram todos identificados. Às vezes, as dietas com grandes quantidades de plantas ricas em beta-caroteno , como cenoura e espinafre, pode causar a descoloração avermelhada. A ingestão de agulhas de pinheiro ou de peles resulta em urina vermelha também.
A descoloração é imprevisível: dois coelhos podem estar com uma dieta idêntica, e um pode ter uma urina vermelha, e o outro não. Geralmente, as alterações na cor da urina causadas por dieta são intermitentes e duram apenas 2 à 3 dias.

* Antibióticos: A administração de alguns antibióticos podem aumentar os níveis de pigmentos na urina.

* Stress: Alguns sugeriram que o estresse ou mesmo uma mudança de estação pode resultar na urina descoloração avermelhada em alguns coelhos.

* Desidratação: A desidratação irá concentrar a urina, fazendo-a tornar-se de cor mais escura e intensificando qualquer pigmentação que está presente.

Como saber se é SANGUE ou apenas urina vermelha??
Você deve fazer um teste: coloque um papel branco debaixo da gaiola, e observe
a urina fresca, se for sangue, o vermelho é forte e opaco desde o primeiro momento. Quando são pigmentos vegetais, a princípio é amarelo quase fluorescente, e em minutos por oxidacão, se transforma em laranja .
A consistência da urina pode ser de líquida a cremosa em funcão de:
-O tempo que ele esteve sem urinar.
-Excrecão de Calcio pela urina. 
                                 
Se a coloração vermelha é devido a hematúria (presença de sangue na urina), é um sinal de doença no trato urinário, tais como:

  • Infecção nos rins ou na bexiga
  • Pedras nos rins ou na bexiga
  • Câncer de rim ou de bexiga
  • Pólipos na bexiga
  • Sangue nas secreções do útero ou da vagina normalmente aparecem como uma secreção sanguinolenta na vulva, ou como várias gotas de sangue antes ou após a micção. Se o coelho não é visto para urinar, o sangue pode parecer ser uniformemente misturado na urina encontrada na gaiola.
Secreções do trato reprodutivo que pode causar urina vermelha em fêmeas não castradas pode ser devido a:

  • A hiperplasia endometrial (espessamento da parede do útero)
  • Infecção uterina
  • Câncer de útero
  • Uterinas pólipos
  • Aborto
  • Bilirrubina e urobilinogênio: Em casos muito raros, a descoloração da urina pode ser devido à presença de produtos químicos chamados bilirrubina e urobilinogênio. Os níveis aumentados de bilirrubina e urobilinogênio podem ser encontrados no sangue e na urina se o coelho tem doença do fígado ou suas células sanguíneas estão a ser destruída.

Leve a veterinário para ele fazer um diagnóstico
Um veterinário pode testar a urina rapidamente para determinar se a descoloração da urina é devido ao sangue, bilirrubina, urobilinogênio ou se um destes é encontrado, um diagnóstico completo é necessário.
Uma boa história clínica, incluindo hábitos urinários é muito importante. Se o animal tenha feito força para urinar, tentando urinar com mais freqüência, ou urinar pequenas quantidades (às vezes algumas apenas gotas) de cada vez, um problema de bexiga é provável. A condição pode ser muito grave em coelhos que estão "bloqueados" (tem uma obstrução do trato urinário, como com uma pedra na bexiga, e são incapazes de urinar).
Vários testes de sangue e na urina, incluindo uma cultura e sensibilidade pode ser utilizado para confirmar o diagnóstico. Ultra-sonografia e radiografia (raios-x) pode também ser útil na determinação da causa.

Tratamento
Se a descoloração da urina é devido aos pigmentos alimentares, não é necessário tratamento.
Se houver uma obstrução, o coelho pode precisar de ser sedado ou anestesiado enquanto a obstrução é removida.
Coelhos desidratados terão de receber fluidos por via intravenosa (IV) ou subcutânea (SQ). Dependendo do diagnóstico, o tratamento pode incluir cirurgia, antibióticos ou outros medicamentos.

Resumo
Urina descolorida deve ser sempre vista pelo seu veterinário. Se o seu coelho não está mostrando todas as alterações em comer, urinar, ou outro comportamento, você pode simplesmente ter de levar uma amostra de urina para ser testada.
Para obter uma amostra de urina, seu coelho tem que urinar em uma caixa de areia limpa, vazia. Coletar a urina com uma seringa, e guarde-a em um recipiente limpo e coberto na geladeira por até 8 horas. Às vezes é difícil obter uma amostra limpa de urina de um coelho dessa maneira, então você pode precisar de levar o seu coelho ao veterinário, que pode coletar a amostra. Uma amostra de que é menor que ½ colher de chá em volume, contaminado com fezes, ou não armazenado corretamente pode causar resultados incorretos.

Se o seu coelho está se esforçando para urinar, sua bexiga pode estar bloqueada, e deve ser visto por um veterinário imediatamente.

48 comentários:

  1. Respondi lá que você tinha que ler este post :)

    ResponderExcluir
  2. muito bom em me ensinou muito a cuidar do meu coelho

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma grande dúvida, criei um viveiro onde tenho passaros e coelhos, minha mãe quis criar perto dos coelhos uma estufa para ter várias flores.

    Ela diz que elas não estão a se desenvolver e que tem a certeza que é devido à acidez da urina dos coelhos, poderá ser realmente a razão ou não faz mal algum ter coelhos perto da estufa, e que podem urinar à vontade.

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é melhor não ariscar

      Excluir
    2. Oi sei q já fas tempo a sua pergunta mas se presisar da minha resposta ainda acho q o coelho comeria as flores e faria mal pra ele.

      Excluir
    3. tenho uma pergunta tenho um neto de dois anos e toda vez que o coelho faz xixi ele coloca as mãos no xixi is faz mal

      Excluir
  4. Olá peguei meu coelho a 3 dias ele é novinho e só comeu ração no primeiro dia só que ele urinou e depois de alguns segundos foi ficando laranjado :( Estou preocupada se puder me ajudar me dizendo o que é isso por favor me fale (: Agora estou dando cenoura ração e água ... espero que não seja nada demais (: beijos

    ResponderExcluir
  5. ola
    todos os dias pego meu coelho e observo na parte genital dele e vejo que envolta nos pelinhos , fica meio avermelhado gostaria que vc medisece se tem algo a ver com os problemas acima

    ResponderExcluir
  6. Olá, meu coelho é filhote e me passaram a informação que teria que dar 30% da alimentação com ração (misturo a Fabby Banny com uma do pacote roxo) e 70% de vegetais, e costumo dar bastante couve (Ele ama!!!) e noto que toda vez que ele come mais couve, o xixi dele sai mais escuro... Há 2 dias tenho colocado folhas e talos de couve e um pedaço de cenoura (Ele não gosta mto de cenoura) e hj o xixi dele esta bem forte, estou preocupada, mas pelo que li aqui é normal, posso me tranquilizar??? Que alimentos mais posso dar a ele?! Obrigada... Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha se informe melhor nos blogs especializados em filhotes de mini coelhos, quem te informou 70% de verduras está muito enganado principalmente se for filhote, o certo é 20% de ração e 80% de feno pois ele necessita dos nutrientes do feno para seus dentes não crescerem e apenas dar muito pouca fruta , legume e verduras, o meu fui dar estas coisas a ele e quase morreu de diarréia e beterraba não é aconselhavel, pesquise, tudo sobre alimentação e hábitos vc pode saber nos blogs, até a quantidade diária que vc pode dar a cada dia de cada coisa, muito cuidado que assim vc pode matar seu coelho.

      Excluir
  7. minha coelha esta com 50 dias e meu amigo me deu um macho tem algum perigo ?

    ResponderExcluir
  8. muito legal estes post ajudao muito a nos cuidar de nossos coelhos

    ResponderExcluir
  9. Tenho uma coelha novinha e desde de que comprei ela observei que ela solta um liquido (acho que é xixi) só que é branco, o que é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Branco meio leitoso, é muito calcio... alimente-o somente com ração por uns dias e veja se volta ao normal. Pode ser muita verdura

      Excluir
  10. Acho que minha coelha está prenha, por isso eu a mudei de gaiola, mais ela não está fazendo xixi .
    Isso tem haver com a mudança de gaiola ou a gravidez dela?

    ResponderExcluir
  11. minha coelha criou 3 vezes só que nesta ultima os filhotes já estaõ grandinhos e ela começou urinar sangue não sei o que fazer,se é normal ela esta se alimentando normal tudo comportamento tudo normal só urina sangue ,nunca tinha acontecido o que faço?



    ResponderExcluir
  12. Meu coelho está com a urina branca, pesquisou e não encontro nada.

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde! Meu coelho já tem 4 anos, ele vive solto na casa, sempre foi muito querido por todos pelo seu comportamento amável. A vida toda ele só namorou umas 4 vezes, ele sempre foi meio taradinho,mas de um tempo pra cá, ele tá muito diferente, não pode ver nossas pernas que quer namorar, meu esposo já chegou a bater nele por causa disso. Mas o que realmente me preocupa é a urina dele que está diferente. Percebo que quando ele fica feliz ou nervoso ele tá soltando um liquido transparente, meio grosso, bem parecido com óleo. Não sei o que é, só sei que ele tá muito estranho, pois ele solta esse "óleo" em qualquer parte da casa, e ele nunca foi disso, sempre fez suas necessidades no banheiro. Se alguém tiver alguma ideia do que seja, por favor me ajude!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O coelho macho, marca território com a urina myitas vezes nas nossas pernas. P acabar c isso só castrando.

      Excluir
    2. O coelho macho, marca território com a urina myitas vezes nas nossas pernas. P acabar c isso só castrando.

      Excluir
  14. Olá,

    Tenho uma mini-coelho e estou com um problema muito grave. Ela urina certinho na caixinha dele quando está por qualquer lugar na casa, urina no lugar certo na gaiola dela mas quando ela tem acesso ao quarto ela insiste em urinar em cima da cama, em lugares diversos. Já tentei colocar uma caixinha de necessidades no quarto e até em cima da cama, mesmo assim ela insiste em urinar na cama.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm to com esse problema!! Ela so faz xixi e coco ña minha cama, e n sei oq fazer! E ela está com cortes, q parece q o sangue coagulou...oq pode tah causando isso??

      Excluir
  15. Achei um coelho na rua levei pra minha casa nao sabia o que dei um pouco de. Arroz e uns matinhos que nasem na minha planta vi perto de sua gaiola sangue estou preocupa sem saber o que fazer mas lendo isto descobri que pode ser a urina vou continua em observaçao mas se alguem puder me ajuda agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. N da arroz pra ele n!!! Coelho so come verduras, legumes, algumas frutaas e ração!

      Excluir
    2. nao se preocupe esse sangue e dasc verduras ,vegetais que lhe da ou do que come ,nao se preocupe vai passar

      Excluir
  16. Comecei a dar folha de bananeira para o meu mini coelho e agora a urina dele fica alaranjada. Já fiz o teste e a coloração ocorre bastante tempo após ele urinar, no momento que ele urina fica mesmo amarela. Isso já faz uns 4 dias. Eu devo parar de dar folha de bananeira para ele?

    Grato

    ResponderExcluir
  17. Comecei a dar folha de bananeira para o meu mini coelho e agora a urina dele fica alaranjada. Já fiz o teste e a coloração ocorre bastante tempo após ele urinar, no momento que ele urina fica mesmo amarela. Isso já faz uns 4 dias. Eu devo parar de dar folha de bananeira para ele?

    Grato

    ResponderExcluir
  18. Minha coelha estar com as pernas dura o que devo fazer?
    não tenho dinheiro para levar ela ao veterinário

    ResponderExcluir
  19. meu coelho tem um mes no no começo o xixi dele tava normal agora ta escuro o que eu faço? eu dou pra ele cenoura e banana e as vezes uma ração que a dona que me deu ele me passou ela chama fany bany posso continuar dando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim, a ração e ótima para ele, mas tome cuidado com as quantidades, sempre de duas vezes no dia no máximo e use o feno como alimento principal a vontade para ele( feno e mato seco ). Nunca de a ele alface e açucares, e nada de sementes ou grãos. As ele ama pepino e aipo e cenoura recomendo.

      Excluir
  20. Tbem dou esta ração , é otima . Fruta , só duas vezes na semana. Tem q dar folhas verdes ecuras ... a minha coelha não gosta de cenouras rsrs. Ela adora salsinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho coelhos já faz 3 anos, os meus adoram comer pepino, aipo e cenoura ^^, mas sempre deixo o feno a vontade para ele, ele ama aquele mato seco. frutas são petisco para coelhos, sempre tem que tomar cuidado com a quantidade, hortaliças e vegetais são seus pratos recomendados.

      Excluir
    2. O coelho macho faz xixi para tras ou para frente? ?

      Excluir
  21. Gente eu dei cenoura para minha coelha come ela ainda e um bebe o xixi dela ta laranja quase indo para o avermelhado..devo me preocupar ?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa se preocupar, apenas melhore a alimentação dela, isso deve ao fato de você estar alimentado ela apenas com um vegetal a cenoura. Compre feno( mato seco) e deixe a comer a vontade pois esse é sua alimentação principal, e tente dar vegetais 3 vezes na semana apenas, e hortaliças. Recomendo Aipo,pepino,cenoura,Agrião. Nunca de a ele açucares como chocolate e entre outros que humanos comem, alface da diarreia e se agravando levando ao óbito. Frutas de apenas como petiscos, pois também tem taxas de açucares porém mais saudáveis, os vegetais de a seu coelho umas 3 vezes na semana. Lembre-se o feno é o seu prato principal. Recomendo Feno cross.

      Excluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Me ajudou muito.

    Ganhei as minhas coelhas já adultas, e antes de fazer qualquer coisa costumo pesquisar. Mas derrepente a coloração da urina mudou e isso me assustou muito, e ainda estou assustada.Vou esperar os três dias e se a cor da urina não mudar vou leva-las ao veterinário

    ResponderExcluir
  24. Meu coelhinho faz xixi e cocô em todo lugar quando vou brincar com ele...E notei que ele está indo com frequência no meu banheiro. Obs.ele não fica em gaiola.

    ResponderExcluir
  25. Boa tarde, meu coelho está fazendo xixi com uma cor escura, parece leite condensado. Oque pode ser? ��

    ResponderExcluir
  26. minha coelha esta com a partes intimas com muitas fezes com um negoçio preto parece fezes mas esta com um mal cheiro insuportavel parece que ate os mosquitos estao perto dela de mal cheiro onde ela fica o mal cheiro fica pesso sua ajuda nao temos dinhero para levar ao veterinario obg por sua atençao...........

    ResponderExcluir
  27. A minha coelha come de tudo eu sempre temho praticamente todas as verduras legumes pra dar pra ela .
    Cenoura repolho alface folhas de varias outras coisas ..
    Dou ração pra ela tambem ..
    Ela come comida tambem .
    E bem variada a alimentaçao dela .
    Outro dia ela urinou vermelho e eu nao entende por que ?? .
    Porem ela ta bem danada roe tudo que vem pela frente .
    Achei que tinha cido alguma lasca de madeira sei la .por ela ta roendo tudo mais levei ela no veterinario e ele faou que era pq ela ta ficando mocinha .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao de muito alfaçe isso pode dar diarreia nem todos verduras e legumes o coelho pode comer a cor a vermelha pode ser ser da alementaçao cenoura beterraba e outras pode dar uma cor avermelhada so repare se e na hora que ele faz o xixi porque depois de um pouco te tempo a urina escurece normalmente se for na hora que ele faz era bom levar a um veterinário pode ser estresse ou algum problema urinário ou desidratação coloca um jornao aounde ele faz e mais certo para identificar a cor ou presta atençao no momento exato da urina mais nao se preocupe provavelmente e por caua da alimentaçao Às vezes, as dietas com grandes quantidades de plantas ricas em beta-caroteno , como cenoura e espinafre, pode causar a descoloração avermelhada. A ingestão de agulhas de pinheiro ou de peles resulta em urina vermelha também.

      Excluir
  28. Quantas vezes por dia um coelho faz xixi? A minha faz dia sim dia não. Não sei se isso é normal, ela é adulta já.

    ResponderExcluir
  29. minha coelhinha esta fazendo xixi laranja,ela so alimenta com raçao. folhas de couve,folhas de brocolis,cenoura e de vez em quando dou pedacinhos de maça.me ajude nao tenho condiçoes de levar no veterinario.

    ResponderExcluir