quinta-feira, 21 de junho de 2012

Saúde - Check up


Evite contato com animais doentes, com pulga, sarna e outros.
Tome cuidado com as moscas, pois elas podem ser transmissoras de doenças.

Tome cuidado com a alimentação nunca dê em excesso, lave bem frutas e verduras para não desencadear nenhum desregulamento intestinal.

Lembre-se que não é necessário dar banho em seu coelho pois há o perigo de desenvolver fungos pelo corpo se caso não for muito bem seco. No caso se precisar lavar seu coelho, faça assim : água morna e sabonete neutro ou de bebê lave as partes inferiores, tome muito cuidado para não deixar entrar água nos ouvidos e seque com secar ou deixe-o no sol.

Seu coelhinho pode ser vermífugado (tomar vacina para vermes) de 6 em 6 meses, dependendo da quantidade de coelhos e ambientes em que eles vivem.
 Ex.: Sítios, fazendas etc…

Deve –se tomar cuidado com plantas tóxicas pois podem envenenar o seu coelhinho : samambaias, azaléia, dedaleira, etc

Use bebedouros , evitem potes pois os coelhinhos muitas vezes molham as patas e se não forem secas podem desenvolver fungos no local.

Examine seu coelho regularmente , procure o veterinário se houver estes sinais :
  • Secreção de olhos ou nariz 
  • Secreção nas orelhas 
  • Pelo opaco ou desarrumado. 
  • Dificuldade para comer ou salivação excessiva. 
  • Respiração ofegante 
  • Intestino solto 
  • Comportamento ou apetite incomum 
  • Sede excessiva. 
Exames de rotina em coelhos
Check-ups de rotina geralmente envolvem uma avaliação de peso, pele, saúde e dentes pelo proprietário ou um veterinário. Isto é essencial porque a saúde de um coelho e bem-estar pode ser comprometida por estar com sobrepeso ou baixo peso ou por ter problemas dentários. Verificar os dentes é particularmente uma importante parte do exame, pois os dentes de trás só podem ser vistos com um otoscópio. Veterinários também podem dar aconselhamento personalizado sobre dieta e exercício.

Não leve eles em qualquer veterinário, por que não aprendem sobre animais silvestres na faculdade, eles tem que fazer uma especialização.
Experiencia própria, procure SEMPRE uma veterinário especializado em ANIMAIS SILVESTRES.




Nenhum comentário:

Postar um comentário