quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Litter training

Muitos donos têm dificuldades em saber como ensinar o coelho a fazer as necessidade num único sítio (usar um WC). Os coelhos costumam aceitar bem este treino, embora seja requerida alguma flexibilidade. Os coelhos têm a tendência natural para escolher uma ou mais áreas para fazer as necessidades e isso pode ser utilizado pelo dono como uma vantagem no treino. Contudo, lembre-se que o treino não é infalível e que o mesmo tipo de treino pode não resultar em dois coelhos iguais. Além disso, chegando à maturidade os coelhos terão a tendência de marcar território esquecendo-se por vezes de tudo o que lhes foi ensinado. O treino abordado costuma resultar na maioria dos coelhos e, apesar de ser mais fácil treinar um coelho novo, não desista à partida se adquirir um coelho já adulto, pois não é impossível.

Fundo de gaiola e WC 
Antes do treino começar, precisa de escolher qual o melhor litter. Dado que o seu coelho certamente irá gostar de se deitar no WC é necessário um material absorvente e seguro, e uma vez que a urina dos coelhos tem um cheiro bastante forte, o mais aconselhável será um material que absorva o odor também.
Assim sendo, algumas opções normalmente tomadas pelos donos estão postas de lado:

  • O jornal: não é considerado um bom fundo de gaiola nem de WC, pois apresenta tintas que são prejudiciais á saúde dos coelhos assim como não absorve adequadamente o xixi e ao final do dia apresenta um cheiro intenso. Este produto é desaconselhado por veterinários (além de não absorver o cheiro também é tóxico se ingerido) 

  • Feno/Serrim: O feno sendo considerado o alimento principal na alimentação do coelho, não é um bom fundo de wc ou gaiola pois o coelho acabará por comer onde efectuou as necessidades assim como não é um bom absorvente e foi desaconselhado por veterinários. O serrim tal como o feno não é um bom absorvente nem disfarça os cheiros, ainda pode ficar agarrado ao pêlo especialmente os coelhos de pêlo comprido.
                            


  • As aparas: elas não absorvem muito bem o cheiro, além de se pegarem constantemente ao pêlo, tornando-se difíceis de remover. Não é a melhor opção, apesar de provavelmente o cheiro agradável a maçã ou limão lhe atrair a atenção (agora imagine esse cheiro misturado com o da urina).


  • A areia: embora seja um ótimo absorvente tem um grande contra o pó que vem misturado na areia este é um produto que lentamente vai prejudicando o seu coelho. Este a longo prazo faz com que os coelhos tenham problemas respiratórios podendo estes levar a sua morte. 


  • O melhor tipo de litter é : 
  • Rolos prensados: É um litter orgânico que não apresenta qualquer perigo para o Coelho. Este litter tem a particularidade de quando em contacto com o xixi, os rolos desfazem-se. Este produto não provoca cheiros nem pó. O único senão é que o preço poderia ser mais atractivo e são fáceis de remover.


Tipo de WC
Para utilizar como WC tem algumas opções. Pode adquirir um recipiente próprio para coelhos, que normalmente terão uma zona mais baixa por onde o coelho entra e o resto das paredes altas. Dentro destes poderá escolher entre os WC de canto e os normais, tendo sempre em conta que o coelho deverá caber por inteiro lá dentro, mesmo em adulto.
Contudo, se não quiser gastar dinheiro para adquirir esse produto, poderá sempre optar por usar uma caixa de plástico, atentando sempre à altura e área da mesma.

                     
                                                 


O treino passo a passo
Primeiro ponto: paciência e supervisão. Se um coelho estiver autorizado a urinar e defecar onde quiser no início, será muito mais difícil treiná-lo.
A primeira coisa a fazer é mantê-lo na gaiola/cerca de modo a que o sítio escolhido por ele para fazer as necessidades seja nessa área a não fora. Assim que detectar o local escolhido, deve colocar lá o WC já com litter. O coelho tanto pode começar a usar o WC como optar por outro sítio. Se o último for o caso do seu coelho, então deve mudar o WC para a nova zona escolhida.

Assim que o seu coelho começar a usar o WC, pode permitir a sua circulação numa zona mais alargada, mas ainda assim limitada. O coelho deverá ter acesso ao WC sempre e se qualquer restrição. Observe se o seu coelho demonstra sinais de ir urinar ou defecar (colocar-se um pouco para trás, encolhido e levantar ligeiramente a cauda), pois se os demonstrar deverá colocá-lo imediatamente no WC. Contudo, se ele usar o WC deverá recompensá-lo com algo de que ele goste. Se notar que existe uma área em particular fora da gaiola onde tende a defecar ou urinar, considere pôr um WC também aí.

Ainda assim, irão acontecer acidentes e tem de estar preparado para isso. Se já não der tempo de o colocar no WC, coloque-o "de castigo" fechado na gaiola durante algum tempo, pois eventualmente ele irá associar o castigo ao que fez. Não vale a pena gritar com o coelho, embora nalguns casos um "NÃO" firme possa obter alguns resultados. Quanto à área onde ele fez as necessidades, limpe com água e vinagre, pois os coelhos não gostam do cheiro e evitará acidentes repetidos (nunca use lixívia (água sanitária), pois os coelhos gostam do cheiro e serão atraídos para lá). Se os acidentes forem muito frequentes, pode sempre colocar o seu coelho no WC a cada dez minutos.

O processo parece penoso, mas poderá obter recompensas dele (como por exemplo não ter de andar a esfregar constantemente o chão). Se notar que o seu coelho tem tendência a esquecer-se do treino sempre que lava o WC, experimente passá-lo apenas por água em vez de o lavar com os produtos habituais. Se usar um bom litter o WC apresentará apenas o cheiro suficiente para o coelho se associar, não enchendo a divisão.

16 comentários:

  1. Olá, onde eu posso comprar esse wc de canto?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela resposta josiane konrad, mas ja procurei e não encontrei tu conhece alguma que venda pela internet para me indicar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não :/ , já procuro em R$ 1,99 ultimamente tem bastante coisa para pets em 1,99 e é bem mais em conta.
      Procura por algo que seja destinado a gatos, talvez facilite.

      Excluir
  3. ganhei um coelho moro em apartamento ela ele fica o dia inteiro no quarto pulando correndo brincando e devez en quando eu levo pra praça ou pra casa da minha vo que tem bastante verde tem algum problema ? presiso de dicas eu não sei nada de coelhos quero que ele seja saudavel feliz e nada agresivo e tenha bastante saude me ajude !!!!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha se for só verde (grama) não tem problema nenhum eles amam grama.
      Assim o meu volte e meia foge ele fica solto ai ele foge pro mato lá na frente de casa ele come de tudo por lá, nunca deu nada.


      Segue uma lista do que eles podem e do que eles não podem comer http://tudodecoelhos.blogspot.com.br/2012/06/verduras-quais-eles-podem-comer.html

      Excluir
  4. é um lugar apropiado uma casa sem patio com escada ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é não :(, o meu vivia comido dentro do meu quarto vive stresado quando comecei a de deixar ele solto no quintal, vc acha q ele ainda quer entrar em csa? não quer não. depois disso ele nem me incomoda mais agora ele é um coelho feliz

      Excluir
  5. obrigado sabe posso da alguma coisa doce pra ele ? tipo o que ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não pode não só frutas, você pode matar o seu coelho dando besteira cuidado.
      Se não matar na hora diminui o tempo de vida dele.

      Excluir
  6. Comprei minha coelha ha mais ou menos 1 mês, ela está com 5 meses... o xixi ela faz no lugar certo (quando não fica com ciúme do meu cachorro)mas o cocô ela faz por vários lugares e notei q ela faz um pouco de pirraça e tenho a impressão q pra marcar território... alguém tem esse problema tbm??? parou em algum momento???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu sempre fez em um lugar só, mas ja ouvi falar que coco é por birraça mesmo que quando se irrita com algo faz.
      Tente colocar o coco dele tudo em um lugar tipo tudo no canto da gaiola aquele q vc recolhe pelos outros lugares ele vai ver que o coco dele sempre está no mesmo lugar e vai se acostumar que la é o lugar do cocos.. pode ser que funcione

      Excluir
  7. O meu coelho tem 1 ano e tentei fazer esse treino mas ele nunca quis saber. Sempre que o solto pela casa faz coco e xixi por todo lado. O que é que eu faço?

    ResponderExcluir