quinta-feira, 19 de julho de 2012

Como identificar o sexo dos coelhos?

A forma mais segura de saber qual o sexo do seu coelho é analizando a zona genital.
De qualquer modo, até aos 4 meses de vida, os coelhos ainda não atingiram a maturidade sexual e os machos ainda não têm o aparelho reprodutor completamente formado, o que pode levar a enganos na determinação do seu sexo.

Em adultos existem algumas diferenças que poderão dar-lhe indicações de qual o sexo do coelho mesmo antes de analisar a zona genital. Damos alguns exemplos destas diferenças.

Proporção da cabeça em relação ao corpo

As fêmeas têm normalmente uma cabeça mais pequena e um corpo maior, por causa das ninhadas.




Os machos, por sua vez, terão uma cabeça maior e um corpo mais pequeno.


Papadas
as femeas apresentamuma papada (tufo de pêlo à volta do pescoço). Os machos não têm esta papada.


Análise Genital 
Como segurar: Deite o seu coelho no seu colo (ou segure-o na mão ou ao longo do braço, dependendo do tamanho), com a barriga para cima e a cabeça perto da sua barriga. Com o dedo indicador e o médio da sua mão livre, pressione o topo da área genital. Não tenha medo de pressionar, pois o extremo de um pénis pode parecer-se facilmente com uma vagina se não se pressionar o suficiente.
Se for uma fêmea: Terá uma pequena distância entre o ânus e o orifício vaginal. O orifício vaginal aparecerá com um grande declive e uma ponta mais elevada. A vulva pode sobressair e parecer-se com um pénis, mas terá sempre o aspecto não uniforme e não parecerá um tubo direito, mas sim uma pirâmide quando vista de lado.


Se for um macho: A distância entre o ânus e o pénis será maior, enquanto que a ponta será arredondada e uniforme. Entre as 9 e as 20 semanas os testículos descem e aparecerão umas peladas na zona dos testículos, além de que o próprio pénis poderá sair.
Penso que não será preciso referir que convém usar algo que lhe proteja os braços no caso de o coelho começar a espernear. E se continuar com dúvidas, nada melhor do que levar o coelho ao veterinário.




60 comentários:

  1. Muito obrigado pelas dicas,,,ajudou bastante e agora poderei identificar meus coelhos sozinho.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que eu ajudei....
    O meu coelho venderam como fêmea depois que descobri que era um macho kkk
    Mas isso foi só quando ela já tinha uns 3 meses.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela dica,
    Essas dicas podem ajudar bastante pessoas.

    ResponderExcluir
  4. O meu/minha é um/uma Holandês, mais não sei como identificar o sexo dele(a), eu achava que era fêmea, meu amigo comprou um, ai quando soltei os dois juntos, o meu/minha foi pra cima do dele, como se estivesse acasalando, depois ele(a), fez a mesma coisa, só que ela(e) mordeu a do meu amigo, fui ver pelas dicas do site, se era macho ou fêmea, só que fiquei em dúvida, porque ela tinha vagina, e também não ovos, mais ela é jovem, teve ter uns 3 ou 4 meses, deve ser por isso que ainda não sei o seu sexo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha é bem dificil de identificar pra quem não tem experiência, o meu eu comprei sendo femea mas na vdd é um macho kkkk quando soltei ele uma vez com outro coelho o outro pulou nele e na vdd o outro que era a femea e ele o macho então vc não pode se guiar por isso.
      Os ovos do meu começaram aparecer bem tarde, ele já tinha uns 4/5 meses foi ai que me dei conta q era realmente um macho, ainda mais quando ele pulou em mim e uma coisa sai pra fora kkkkkkkkk
      Reparei que as femes tem muito pelo perto dessa parte genital, é bem dificil de conseguir ver algo, já os machos são mais peladinho não tem tanto pelo, não se isso varia de raça pra raça mas pelos coelhos q eu ja vi foi a única diferença visivel que consegui ver neles ante dos 4 meses.
      Aquela foto do macho ali em cima, não é muito parecida com o que eu vi no meu coelho kkkkkk

      Excluir
    2. Ele(a) tem nome de fêmea "Mira" tenho medo dele(a) ser macho! Eu já ganhei ela/ele um pouco antes da semana santa, do meu primo! então não sei quantos meses ela/ele tem, quando vi ela(e), era bem pequenininha há 3 meses, ah, e ela tem mais pelos na parte genital.

      Excluir
    3. Quando você ganhou do seu primo ele ja deveria estar com uns 3 meses por q não pode tirar de perto da mãe antes disso + 3 meses que você já está com ele deve estar com uns 6 meses.
      Observe se não começou a nascer nenhuma pele estranha proxima aos orgãos genitais o meu começou assim e logo apareceram os seus testículos hahahahah
      Como você disse q ela tem mais pelos nesta parte deve ser uma fêmea mesmo

      Excluir
    4. Eu vi duas "bolinhas" do lado é do outro da parte genital , sera se não é macho?

      Excluir
    5. Bolinhas??? como disse o anônimo abaixo são duas glândulas inchadas que são os testículos

      Excluir
    6. Josiane...me perdoe, mas os coelhos após 30 dias começam a comer e já podem sair sim de perto da mãe...somente assim serão mais fáceis de serem amansados para serem criados por crianças...

      Excluir
    7. o coelho pode comer mais não significa que pode sair de perto da mãe por que se sair antes da hora o coelho não cresce mais isso aconteceu comigo eu achei que ja podia pegar mais ai a mãe negou o bebe e não deu mais leite

      Excluir
  5. em volta da genitália do meu coelho tem, como se fossem duas glândulas inchadas isso são os testículos???

    ResponderExcluir
  6. o meu ou minha é pequena deve ter no maximo 4 meses apareceu na minha casa...queria saber como posso saber o sexo.?!

    ResponderExcluir
  7. Gente mim adicione no Facebook PF.. tenho um casal lindo de coelhos, queria que eles reproduzissem logo! eu coloquei o macho com a fêmea a 3 dias atrás, mas n sei se ele jah pegou ela! eu observei que jah ta visível os seus orgãos genitais! mais não vi ele pegar ela ainda! será que ele jah pegou??
    Meu face eh esse aii www.facebook.com/rafael.nascimentot

    ResponderExcluir
  8. O meu ainda e muito novo como posso identificar?

    ResponderExcluir
  9. Achei legal o site e tal...
    penso em ter um coelho em breve... porem ja tenho 7 hamster meu marido num vai gostar muito de um coelho...
    Agora....rss

    Pow esse mais pequeno repetido tantas vezes no site foi tenso heim....

    ResponderExcluir
  10. obg, agora vou tentar ver nos filhotes da minha coelha.....

    ResponderExcluir
  11. Eh, o nosso foi vendido como macho, e no dia das Mães desse ano encontramos um ninho com 5 filhotes vivos.. Lindos! A então coelha (Meg), havia "pulado a cerca", pois o pai é o coelho do vizinho... Então cuidado gente ..eles se multiplicam num piscar de olhos... rsrsrsrsr

    ResponderExcluir
  12. Estou com muita duvida sobre o sexo do meu coelho
    Me disseram que é macho
    E achei peitinhos no meu coelho
    Macho tbm tem????
    Obrigada
    Renata

    ResponderExcluir
  13. gente a femea arranca o pelo do macho para fazer ninho? separei minhas coelhas estou na duvida sobre o sexo, a que arranca alheio tenho ctza que eh femea

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. A fêmea arranca seu próprio pelo para fazer o ninho ou ela enterra seus filhotes na areia e só os tira de lá cada vez que for amamentá-los. Daí, ela os enterra novamente.

      Excluir
  14. Estou com dúvidas sobre o sexo do meu coelho. Acredito ser fêmea, porém observo q quando ele/ela se deira de lado aparece uma "cobtinha" como se fosse um pênis. Observei tambem q isto aparece quando esta saltiranfompara se locomover. Qual será o sexo? Não consigo posicioná-lo deitado para trás para verificar. Alguma sugestão? Quando eu o suspendo, nao vejo nada!!!

    ResponderExcluir
  15. eu tenho um coelho da raça lion head levei ao veterinario e ele disse que era macho...e com o tempo ele começou a demonstrar isso...sé que fiquei com duvida,um dia eu estava dando carinho nele,ai ele levanto a traseira e dizem que as coelhas fazem isso quando estao férteis...é mesmo dificil ver se é macho ou femea pelas dicas porque ele tem a cabeça pequena e o corpo grande,mas ja montou ....estou bem confuza :\

    ResponderExcluir
  16. oi,tenho um coelho que ja é adulto e peguei as coelhas da minha amiga para eles cruzar,eu notei que uma das coelhas esta no cio...e deixei ele montar nela primeiro,mas ela nao qué cruzar e nao levanta o rabinho para ele.ja coloquei em cercado pegueno,deixei souto,mas nao resolveu.pressiso de ajuda

    ResponderExcluir
  17. Acabei de ganhar 2 coelhos sem saber qual era a fêmea e qual era o macho, esse post me ajudou muuitoo! =3

    ResponderExcluir
  18. legal os comentários ajudou muito

    ResponderExcluir
  19. Eu não tenho idéia se meu coelho é macho ou fêmea eu estou tentando ver pela papa mas ainda não tenho certeza e eu tenho nojo de olhar

    ResponderExcluir
  20. Ainda esto com duvida mas acho q meu coelho é macho e ele tem entre 2 a 3 anos

    ResponderExcluir
  21. Oi meu coelho é branco, mas deixei uma semana na casa de uma coelha, voltou com os pelos nas patas e rabo amarelados e sujos já dei banho e não saiu, posso tosar? Vai crescer os pelos novamente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CRESCE SIM! MINHA COELHA TIROU SEUS PELOS PARA FAZER NINHO E ESTA NASCENDO NOVAMENTE

      Excluir
  22. VALEU ME AJUDOU BASTANTE PQ QUERO COELHOS MAIS N PODEM SER DO MESMO SEXO E ASSIM ME AJUDOU BASTANTE VALEU MESMO AGORA POSSO TE BASTANTEEE

    ResponderExcluir
  23. Descobri que meu coelho é uma coelha, ele(a) tem uns onze meses. Ele tem uma papadinha, costuma esfregar o queixo nas coisas... Mas tem mania de as vezes subir nas pernas da gente, coelhas fazem isso??

    ResponderExcluir
  24. Olá, ainda n sei de q sexo é meu coelho mas ela/e é da raça angorá, tem alguma diferença de raça para raça ou é tudo igual ?

    ResponderExcluir
  25. meu coelho tem nariz roxo,orelhas roxas e rabo roxo.Isso é normal?

    ResponderExcluir
  26. Eu gostaria de saber com quantos anos o coelho macho fica adulto.

    ResponderExcluir
  27. ganhei um coelho(a) não sei se é macho ou fêmea tem umas 3 a4 semanas

    ResponderExcluir
  28. o meus ja tem 3 meses e meio e nao tem testiculos ainda nehum

    ResponderExcluir
  29. Meus filhotes tem um pouco mais de um mês da pra saber o sexo?

    ResponderExcluir
  30. Meus filhotes tem um pouco mais de um mês da pra saber o sexo?

    ResponderExcluir
  31. Meus filhotes tem um pouco mais de um mês da pra saber o sexo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá, mas você precisa ser bastante cauteloso. Veja direitinho, detalhe por detalhe. Tenho um coelho que ganhei a pouco tempo. Ele parece ser macho, mas as vezes quando os coelhos crescem podem ir mudando de aspecto e, ao amadurecer os órgãos genitais, pode ser que perceba que ele é de outro sexo.

      Excluir
  32. Olá. Comprei um coelho numa loja em que o vendedor não sabia identificar o sexo dele. Porém, eu vi como se faz pra saber o sexo e julguei ser um macho. Tenho medo de que ele seja fêmea! Vi duas bolinhas pequenas ao lado do órgão genital que pareciam testículos não amadurecidos. A pergunta é: Quando começa a aparecer a papada (tufo de pelo) nas fêmeas???

    ResponderExcluir
  33. Eu nao consegui identificar meu coelho...Olhei as suas dicas e outras tbm,mas nao consegui identificar.Levei no pet shop aqui perto mas eles dizem "que é para dentro"????? como faço?

    ResponderExcluir
  34. Ola tenho 4 COELHOS tenho certeza que são duas fêmeas. Estão Estão na varanda juntos. Teria problema nisso pois vi dois fêmea e macho rodando e depois acho que estava o brigadando pois virou até pelo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coelhos brigam bastante e mordem um ao outro, arrancando pelos mesmo. Geralmente macho briga com macho e fêmea briga com fêmea, mas ttambém acontecem brigas entre macho e fêmea só que é mais raro. Ás vezes mordidas mais graves, que arrancam pele junto dos pelos e precisam de curativos . Se isso acontece, melhor separar os briguentos .

      Excluir
  35. Tô muito preocupado.tenho um casal.e a fêmea está montando no macho.querendo acasalar.ela está louca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Não está louca não. Ás vezes elas fazem isso, não se preocupe.

      Excluir
  36. Tenho uma duvida pessoal
    A minha coelha esta com o orgao genital inchado porque sera?

    ResponderExcluir
  37. Tenho uma duvida pessoal
    A minha coelha esta com o orgao genital inchado porque sera?

    ResponderExcluir
  38. Tenho dois filhotes nao sei seu sexo ainda pelas dicas acho que sao duas femeas nao tenho certeza o que faço

    ResponderExcluir
  39. Boa tarde! Tenho uma linda coelha, sou apaixonada por ela , estava mexendo nela e vi q um pouco acima das partes intimas dela tem duas abertura lateral isso e normal? Me ajude por favor, estou preocupada.

    ResponderExcluir
  40. Tenho um casal holandês
    Quando comprei o rapaz mi disse qual era o macho e qual a femia.
    No começo eu achei estranho.
    Hoje os meus tem 6 meses e agora tenho certeza que ele se enganou rsrs.
    O que era macho era femia, e a que era femia e macho .
    Kkk

    ResponderExcluir
  41. ola, comprei um coelho faz 1 mês +/- e o moço me disse que era macho, mas hj estava fazendo carinho nele e percebi que tem 4 seios, não consegui reparar se tem mais pois ele ficou irritado e fugiu do meu colo... Machos também tem seios, ou meu coelho é uma fêmea?

    ResponderExcluir