segunda-feira, 16 de julho de 2012

Primeiros Socorros - Coelhos.

Se o coelho estiver passando mal , procure o veterinário o quanto antes. A maioria dos veterinários de pequenos animais tem condições de tratar coelhos.
Atualmente não é incomum anestesiar coelhos para realizar intervenções cirúrgicas como retiradas de tumores ou drenagem de abscessos grandes, apesar de os riscos serem maiores do que para um gato ou cachorro submetido a um procedimento semelhante.
O principal quando o coelho estiver doente ou machucado é mantê-lo aquecido e ministrar liquidos pra evitar desidratação, que pode acontecer de maneira rápida devido ao seu metabolismo.  

Caso ele não queira beber de o líquido com uma seringa sem ponta, NÃO DEIXE O SE DESIDRATAR.

Um conta gotas ou seringa pequena são ideais para ministrar soluções, mas não use muita força e lembre-se  que eles podem se afogar. Produtos para reidratação para serem misturados na água podem ser adquiridos com o veterinário ou numa farmácia, mas um coelho só toma algumas gotas de cada vez. Alternativamente pode se usar água da torneira fervida e deixada esfriar, adicionando 1 colher (sopa) cheia de açúcar e 1 colher (chá) de sal.
Pequenos ferimentos podem ser limpos suavemente com água morna e tratados com um anti-séptico suave, mas a maior parte dos ferimentos exige tratamento veterinário. Mantenha sempre a mão um estojo de primeiros socorros, pois nunca se sabe quando será necessário.

VACINAS
Em algumas regiões do Brasil, os coelhos criados comercialmente são vacinados contra uma doença viral muito séria e que pode ser fatal, a mixomatose transmitida pelos mosquitos. Pergunte  a um veterinário de sua região e sobre a necessidade de vacinar o seu coelho.
A perspectiva de vida de um coelho é de 6 a 8 anos.

6 comentários:

  1. Olá meu nome é Rúbia tenho uma mini coelha Lion Head ela é uma fofa chama Pérola é muito carinhosa e obediente mas muito peluda e aí está ficando com o bumbum bem sujo gostaria de saber se alguém já fez tosa higiênica em coelho? E se pode?

    ResponderExcluir
  2. Oi ganhei meu coelho ele so tem 1 mes comprei ele hoje mesmo 29/04 e Deis de manha ele está sem comer e beber,dou a ração ele fica derrubando e foi a água ele fica mordendo mas n bebê tem algum problema?será q ele não esta comigo? Ou está c saudades dos pais pois vivia cheio de Coelho
    Outra pergunta normal fica se tremendo?
    Ele só fica queto agora que está começando a andar pela casa e está cagando pela casa td kk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele não conhece o território, ele come quando vc não está olhando e o coco e um jeito de marca o território como dele

      Excluir
  3. Porque minha coelhinha está arrancando o pelo da pata dianteira?

    ResponderExcluir
  4. Minha colega me morde toda vez que quer carinho e que paro de dar carinho nela. O que faço pra isso diminui?

    ResponderExcluir
  5. Minha coelha está fazendo xixi meio amarronzado mais pro laranja escuro mais ela não come nada diferente eu acho q e a presença do cachorro sempre perto o tempo todo não deixa ela em paz ou ficar no viveiro por muito tempo

    ResponderExcluir