sexta-feira, 13 de julho de 2012

Problemas mais frequentes (Saúde)


Corisa :
Infecções respiratórias são comuns em coelhos, principalmente se houver pouca ventilação . Essas infecções podem provoca espirros e fungadas num nariz irritado e respiração ruidosa. Embora antibióticos possam afetar o equilíbrio da flora intestinal do intestino do coelho, costumam ser indispensáveis.

Abscessos:

Talvez o problema mais comuns dos coelhos sejam abscessos cheios de pus espesso, causado por uma bactéria chamada Pasteurella.
Pequenos abscessos podem ser perfurados e tratados com antibióticos.

Mais informações: http://tudodecoelhos.blogspot.com.br/2012/07/patinha-com-pus-abscesso.html

Bolas de Pêlo :
Podem acumular no estômago podem provocar perda de apetite e distensão abdominal . Ideal 5 ml de óleo vegetal pode solucionar ou ainda blocos de alfafa caso contrário pode ser  necessário intervenção cirúrgica.


Envenenamento
Não há antídotos específicos para a maioria deles. Se caso notar palidez , diarréia, espasmos ou até convulsões. Leve o imediatamente ao veterinário.
A perspectiva de vida de um coelho é de 6 a 8 anos.


Torcicolo ou Pescoço Torto:
Acontece que muitas vezes encontramos um ou mais coelhos que se apresentam de um dia para o outro com a cabeça completamente virada. Se os coelhos nestas condições não se acham atacado pela sarna auricular, essa torção da cabeça é de origem alimentar, ocasionada pela deficiência da Vitamina B, na ração. O coelho, nestas condições, torce a cabeça para um lado, dando a impressão que os músculos estão continuamente em contração; o animal anda com grande dificuldade, girando freqüentemente sobre um mesmo lado

Diversas sarnas


.

16 comentários:

  1. Olá.
    O meu coelho não tem pêlos nas orelhas...
    Ele não coça mas é bem estranho, tenho fotos até mas não faço idéia do que possa ser.
    Tens um email que eu possa enviar as fotos pra quem sabe vc poder me ajudar?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha não faço ideia do que seja pode ser desde uma anomalia genética até uma doença.
      O certo mesmo e você levar ele em um veterinário para ele analisar.

      Excluir
  2. Eu ganhei um coelho esta semana e ele tem feito xixi com muita frequencia pela casa, e tenho que ficar limpando toda hora. Estou pensando em colocar fralda descartável nele. O que deveo fazer, há algum tipo de objeto que pode ser comprado para ajudar nisso. Fico no aguardo ansiosamente. celiza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É macho???? se for ele está fazendo isso para demarcar o território a fêmea também costuma fazer isso.
      Toda vez que ele fazer xixi em algum lugar limpe com água e vinagre para tirar o cheiro dele de lá, pq se ele sentir o cheiro dele lá, ele vai voltar e fazer a mesma coisa. Algumas vezes eu chegava jogar choro puro em cima e depois passava água e vinagre.
      Fralda não vai resolver pq ele vai arrancar ela de qualquer jeito, o meu coelho não deixa mal e mal a roupinha fica toda hora roendo pensa deixar uma frauda, e ainda mais que ele não vai conseguir se locomover direito.
      O jeito e vc arrumar uma caixa de arreia de gato pra ele e tentar acostumar ele fazer xixi lá, uma dica minha toda vez q vc for limpar algum lugar q ele fez xixi caso vc limpe com papel higienico pegue esse papel higienico e coloque dentro da caixa de areia dele quando ele for la vai sentir o cheiro dele lá e vai começar a se acostumar e não se esqueça de limpar bem os outros lugares que vc não quer que ele batize de novo.
      APRENDA COMO ENSINAR O SEU COELHO A FAZER XIXI NO LUGAR CERTO http://tudodecoelhos.blogspot.com.br/2012/08/litter-training.html

      Excluir
  3. Mes passado ganhei um coelho medio pretinho com uma faxinha branca no pelo, coisa linda, passou um mes e ela estava otima comendo e tal, mais ontem eu fui no quarto buscar umas coisas e olhei pra ela ela tava quietinha, sai, quando eu voltei ela estava deitada se contorçendo de Dor a cabeça virada pra cima. e quando eu colocava ela em pe ela deitava é como se ela nao tuvesse controle do corpo e coraçao batendo devagar e os ollhos se fechando, ela se contorcia e chiava eu n sabia oque fazer ate que o coraçao dela parou e ela aleçeu. Oque era essa doença dela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha pode ser várias coisas, desde a alimentação incorreta (ela pode ter comido algo que não a fez bem, coelhos são muito sensíveis), envenenamento (ela pode ter comido algo ou alguem dado algo pra ela), calor (calor em excesso faz os coelhos passarem mal), desidratação (falta de agua, se caso ela não tivesse comendo ou se ela estava com diarreia), alguma doença subtida.
      Não sei te dizer certo o que aconteceu, acho que nem um veterinário vai poder te falar.
      Sabe pq te falo isso pq nesse dias o meu ex namorado tinha uma coelha e ela começou a fazer coco mole e do nada veio a diarreia e ela começou a ficar fraca e do nada morreu, ele não sabe dizer o pq aconteceu isso pode ter alguma intoxicação algo que ela comeu, alguma doença ou até mesmo um pequeno abcesso que ela tinha em cima das costas que pode ter entrado em contato com corrente sanguinea levando ela a obito. tente observar ao redor onde ela tava se não tem nenhum sinal.....

      Excluir
  4. O meu coelho fica com os olhos muito molhados parece que está chorando oq será?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriela, deve ser uma conjuntivite. Os coelhos fazem conjuntivites com alguma frequencia e este frio não ajuda nada.

      Pesquisei achei um remédio Colírio Clorocil aplique 1 gota 3 vezes ao dia.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. tenho uma coelha, ela se assustou, agora só fica ditada atrás do sofá e não quer comer, que eu tenho que fazer ?

    ResponderExcluir
  7. OIII meu coelho estar agoniado acho que estar com dor de barriga devo dar algum medicamento?

    ResponderExcluir
  8. Olá, tenho um coelho ou coelha, nem sei mais, adulto e observei uma protuberância pendente próximo a região genital, parece um órgão genital, mas não consegui ver direito, tem aproximadamente 2cm, vou leva-lo ao veterinário, mas fiquei preocupada. Alguém sabe o que pode ser?

    ResponderExcluir
  9. gente a minha coelha é muito novinha,as vezes estou com ela e ela esta bem tranquila do nada da uns pulos meche a cabeça e o corpo ou então vai correndo muito rápido mesmo para um lugar e volta correndo para o lugar que ela estava.n sei se ela esta alegre ou se esta com algum problema.isso é comum?e também o coco dela é bem durinho mas láaaaaaaaaaa de vez em quando sai um pouco mole,ela anda comendo e bebendo como sempre,ela pode estar com algum problema?
    e as vezes ela está correndo sem parar e de repente fica deitada e quase dorme.

    ResponderExcluir
  10. meu coelho a dois dias está praticamente imóvel, completamente sem ânimo, estou esperando pelo pior, mas será que ainda pode ter saída?? estou tentando desidratá-lo, mas ele não sente vontade nem de abrir a boca, completamente fraco, ainda estou tentando dar soro através de seringa mas está muito difícil, que poderia ser??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor, não tente "desidratá-lo", caso seu coelho ainda esteja vivo! O que você deve fazer é levá-lo ao veterinário, mas se não houver a possibilidade, ao menos tente hidratá-lo!

      Excluir